Intercâmbio ou uma viagem: qual a melhor opção?

Intercâmbio ou uma viagem: qual a melhor opção?

Intercâmbio ou uma viagem: qual a melhor opção?

O ramo de viagens cresceu muito no Brasil e no mundo e está cada vez mais acessível. A geração atual tem deixado de acumular bens materiais para acumular carimbos no passaporte e novas experiências. E nessa onda de “exploradores de mundo”, ainda surgem algumas dúvidas, como: optar por um intercâmbio ou uma viagem?

Neste post vamos te mostrar que há diferenças e mostraremos os benefícios de viajar como turista e como intercambista. Inicialmente adiantamos que ambas envolvem o ato de viajar, mas o objetivo delas é diferente.

Como turista você pode ter diversos propósitos na sua viagem, mas trabalhar ou estudar não será um deles. Alguns objetivos dos turistas são: consumismo, religião, cultural, entre outras. Geralmente viagens de cunho turístico tem um período menor de duração.

Já os intercambistas buscam uma nova experiência de vida, algo que seja mais profundo do que apenas visitar a cidade. Por isso, os mesmos estão sempre em busca de uma oportunidade de estudo como uma forma de se conectar com as pessoas e a cultural local. Existem programas de intercâmbio dos mais variados tipos e podem variar de duas semanas até um ano de duração.

E quais são os objetivos de fazer um intercâmbio ou de fazer um turismo? Confira alguns objetivos:

Experiências

O turista busca conhecer a cidade, os pontos turísticos e dificilmente o foco será a imersão cultural. Por isso, suas experiências de viagem serão completamente diferentes das de um intercambista.

Com o intercambista é um pouco diferente. Como o intercambista convive com pessoas locais e vivencia a cultura, ele acaba tendo experiências mais específicas do país ou cidade em questão, assim podendo falar com mais propriedade sobre as necessidades e particularidades de um povo.

Nas duas formas de viagem você terá experiências inesquecíveis e únicas, porém se o seu foco é conhecer a cultura e as pessoas, o intercâmbio é com certeza a melhor opção.

Idioma

Nessa questão, não precisa nem ir muito a fundo para entender que é aconselhável que o turista tenha um nível básico do idioma local ou de inglês para que ele consiga se comunicar. Afinal, com o período menor e o pouco contato com pessoas locais, é difícil aprender o idioma e adquirir fluência.

Como intercambista, o objetivo também está no idioma local. Você optou por aquela cidade porque a cultura, o clima, as pessoas e o idioma te atraem. Então ao final do intercâmbio, após meses de convivência é esperado que você tenha conseguido atingir um bom nível de comunicação e compreensão da língua. Se você já é fluente em inglês, busque novas possibilidades, novos idiomas e novos horizontes. Aprender um novo idioma é sempre um dos focos de um intercambista.

Amizades e relacionamentos

Esse é um dos pontos com maior relevância para quem está em busca de intercâmbio. Afinal, como intercambista você fará uma nova família local. O relacionamento entre intercambistas e suas famílias hospedeiras é muito mais forte, e você realmente passa a considerá-los sua família. Vocês vão compartilhar os almoços de domingos e eventos típicos da cultural local.  Além da questão familiar, a amizade também será algo forte, uma vez que você terá amigos de variados países. Enquanto turista é mais difícil conseguir vivenciar essas situações ou fazer uma amizade forte, verdadeira e duradoura com alguém local.

Enfim, a certeza é uma só: viajar é sempre enriquecedor e inesquecível! Poder conhecer diversos países e culturas é o sonho de muitos. Mas caso seu objetivo seja vivenciar a experiência de morar em outro país, conhecer a fundo a cultura local e as pessoas da região, com certeza a viagem certa para você é o intercâmbio. Além de agregar em seus valores, princípios e outras maneiras de ver o mundo, um intercâmbio profissional ou educacional, agrega também no seu futuro para o mercado de trabalho.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o que é um intercâmbio. Caso você tenha interesse em conhecer opções de intercâmbio, entre em contato conosco da World Study. Será um prazer te ajudar a realizar esse sonho!

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Baixe o e-book

    Baixe o e-book