Embarque nesse universo chamado “Barcelona”

Embarque nesse universo chamado “Barcelona”

Embarque nesse universo chamado “Barcelona”

Um “país” dentro de outro país! Apesar de parecer uma visão confusa a primeira vista, é assim que podemos definir a cidade de Barcelona, localizada na Espanha.

·         História

Para entendermos a série de particularidades culturais presentes na relação Barcelona x Espanha, precisamos dar um pequeno mergulho na história do país. Segunda maior cidade da Espanha, atrás somente de Madrid, e maior metrópole de toda a costa mediterrânea, a cidade é a capital da Catalunha, uma comunidade autônoma do país e delimitada pelo norte da França. Por questões políticas, até os dias atuais a região segue pleiteando a independência do país. É exatamente essa história que faz com que Barcelona seja um local tão especial. E você vai conhecer agora.

·         Arte

Pode se dizer que Barcelona tem dentro de si um mix de particularidades que faz dela um local tão singular. Conhecida mundialmente como a Meca do design e da arquitetura – tendo como característica principal a mistura entre o modernismo e o centro histórico gótico – a cidade reúne diversos projetos e artistas renomados dentro de seu espaço. De Gaudí e suas inúmeras obras como a Sagrada Família, passando pelo incrível Miró, os projetos são um convite aos milhares de estudantes que desembarcam a cada ano na cidade a fim de estudar desde o idioma até matérias especificas. Aliás, por falar em idioma, em Barcelona há dois idiomas usados pelos habitantes, o Catalão e o Espanhol. Acredite: você sempre irá encontrar menus e placas nos dois idiomas, o que é ótimo, pois a primeira vista o catalão pode ser de difícil compreensão.

·         Culinária

Já que falamos em menu, um dos grandes destaques do local é a culinária. Por suas características geográficas, a cozinha sofre muitas influências mediterrâneas, com grande destaque para a os frutos do mar e comidas originárias das regiões montanhosas. Um dos pratos mais famosos é o pà amb tomàquet, uma espécie de pão com tomate. O prato é tão tradicional que alguns catalães costumam dizer que uma refeição sem ele, não é uma refeição completa. Além dos típicos pratos da região, a culinária também sofre influências espanholas, com tortilhas de batatas, paella e outros pratos típicos.

·         Clima

O clima da cidade é, na maior parte do ano, de calor. Pode se dizer que esse é mais um ponto a favor de Barcelona! Sair em um dia de sol para um passeio pela Plaza de Catalunya, passar por Las Ramblas, ou até mesmo o bairro gótico, é um convite para se apaixonar pelo local.

·         Compras

Como toda cidade cosmopolita, não é surpresa que um dos grandes destaques da cidade seja seus mercados e locais para compras. Acredita-se que atualmente sejam cerca de 50 mercados livres espalhados pelas cidades, além, é claro dos locais famosos distritos onde estão localizadas as lojas mais famosas, como o eixo Passeig de Gràcia/Diagonal. Todos esses tours podem ser facilmente percorridos através do eficiente transporte público oferecido pela cidade, com destaque para a incrível malha metroviária que passa por quase toda cidade.

·         Futebol

Quando o assunto é esporte, mesmo que você não seja um grande fã, ao chegar à cidade, é possível se apaixonar facilmente pela tradicional e reconhecida mundialmente, equipe de futebol. As estrelas do mundo todo, desde o craque Lionel Messi até o brasileiro Neymar, lotam o estádio Camp Nou a cada partida e popularizam ainda mais Barcelona. Visca el Barça!

Ao passear por Barcelona, é possível conhecer e sentir cada um dos pedaços oferecidos por esse local incrível. E sim, você também vai precisar tomar cuidado, mas por um único motivo: o risco de se apaixonar pelo local e não querer mais deixar a cidade é muito grande.

Bem vindo à Barcelona!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos