Destino do Mês – A França e sua riquíssima cultura

Destino do Mês – A França e sua riquíssima cultura

Destino do Mês – A França e sua riquíssima cultura

Se aperfeiçoar num idioma que não é o seu, não é uma tarefa fácil. O aprendizado numa língua estrangeira exige tempo, dedicação e força de vontade, principalmente se iremos aprendê-la numa sala de aula em outro país. E que tal ser Paris? A famosa “Cidade Luz”! Então, esta é a sua chance. Venha conosco para Paris e au revoir, Brasil!

História:

Paris é a capital de um dos países mais importantes da Europa, a França, mas, antes de ser tudo isso, há aproximadamente 2.000 anos, Paris nada mais era que um pequeno vilarejo chamado de Lutécia, ocupado por algumas pessoas que viviam às margens do Rio Sena e alimentavam-se de peixes e o pouco que a região provinha.

A cidade começou a tomar melhor forma e proporções por volta do ano de 1.200, ano esse em que construíram algumas das arquiteturas clássicas, as marcas de reis e rainhas, que ainda estão presentes em tempos modernos e trazem consigo a deslumbrante história da realeza.

Foi somente no século XIX, por intermédio do Barão Haussmann, que foi decretado que as ruas estreitas, edificadas na Idade Média, seriam destruídas para dar espaço às grandes avenidas como a Champs Élysées. Desde então, o processo de modernização não cessou até o limite em que conhecemos Paris como é hoje. A “Cidade Luz”.

Lugares para visitar:

O que não falta nesta riquíssima e esplêndida cidade que é Paris, com certeza, são muitos, mas muitos lugares a serem visitados! Passando pelo mais clássico até o mais moderno, do romântico ao cultural, a capital da França é considerada uma das mais lindas cidades do planeta, ideal para apreciar a beleza e a tranquilidade.

Como muitos sabem, além de ser conhecida pelas suas intensas luzes, Paris também é um dos cenários mais românticos do mundo. Quem nunca sonhou em estar com o amado, ou a amada, em uma foto em frente à Torre Eiffel? Um dos principais cartões da cidade! A torre possui mais de 35 pontos de luz e um farol em seu topo, podendo ser vista a 80 km, tanto à noite, quanto de dia.

Se estiver passando de carro ou a pé pelo centro das doze avenidas criadas por Hausmann, você se deparará com o icônico Arco do Triunfo. Entretanto, você pode optar por um passeio de barco pelo Rio Sena!

Por sinal, o trajeto do rio é uma ótima maneira de conhecer os principais pontos turísticos de Paris em pouco mais de uma hora. No percurso, você poderá ver a Conciergerie, a antiga sede do poder real francês; a Musée d’Orsay, a antiga estação de trem do século 19 e a extraordinária Catedral de Notre-Dame, um dos monumentos mais renomados da cidade.

Paris também possui muitas pontes belíssimas que podem ser apreciadas tanto a pé, quanto de barco. São 37 ao todo, mas a mais famosa e extensa é a Ponte Alexandre III. As demais arquiteturas também não ficam de fora! A Saint-Chapelle é considerada uma das maiores obras-primas da arquitetura por seus 75 metros de altura e 15 vitrais que retratam mais de mil cenas religiosas. Há também o Sacré-Coeur, a catedral que homenageia os 58 mil mortos na guerra Franco-Prussiana e está no ponto mais alto da cidade.

Os palácios e monumentos são imponentes e majestosos! O Panthéon é um dos monumentos mais antigos e importantes de Paris, possuindo uma torre de 75 metros e mais de mil cenas bíblicas ilustradas em suas paredes. O Palácio de Luxemburgo, a sede atual do Senado Francês, e o Palácio de Versalhes, o grande símbolo da grandiosidade e riqueza francesa, são deslumbrantes aos olhos.

As praças de Paris também são lou-vá-veis! A Place des Vosges e a Place de la Concorde, já foram cenários de acontecimentos históricos como batalhas e duelos, mas, atualmente, são lugares magníficos para se passar o tempo e desfrutar da beleza.

Os museus e galerias de arte também são um marco intenso de Paris. O Centro Georges Pompidou é um museu que possui uma arquitetura “do avesso”, onde escadas rolantes, elevadores e tubulações ficam do lado de fora. A Galeries Vivienne e Colbert, o Les Invalides, o Musée Carnavalet e o famoso Museu do Louvre, são outros espaços importantes que contam a história da França e guardam importantes obras de arte.

Gastronomia:

A culinária também é um ponto intenso no que diz respeito à gastronomia francesa. Comer, em Paris, é pedir por um prato muito saboroso, refinado e delicado. A grande variedade de queijos, vinhos e doces é a marca da cidade, porém, há suas excentricidades, como o escargot, que são nada mais que caracóis cozidos.

Os doces são marcados pelo Profiteroles, uma massa açucarada recheada com cremes, e o Tarte Tatin, uma apetitosa torta de maçã francesa. Os salgados pertencem ao foie gras que, apesar de gerar revolta em muitos por seu método de criação, é superapreciado; oBlanquette de Veau, um prato saboroso servido com cenouras e manteiga; o Tartar, um bife picado delicadamente, misturado com vários condimentos e servido cru, e, também o Ratatouille, uma receita rústica que esbanja tomate e berinjela.

Curiosidades:

A Torre Eiffel é um monumento de manutenção complexa. Ela pesa cerca de 7.000 toneladas e usa aproximadamente 50 toneladas de pintura a cada sete anos! Originalmente, ela foi destinada a ser desmontada e vendida como sucata após a sua construção.

Outro fato interessante sobre Paris é que, a 32 km da cidade, existe a própria Disney Francesa! A Disneyland Paris (antigamente conhecida como Euro Disney) é uma das principais atrações locais com cerca de 15 milhões de visitantes por ano.

O que não pode faltar em uma visita:    

Paris, como um todo, é uma cidade enriquecedora culturalmente, por isso, você não pode deixar de ir ao Museu do Louvre: um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Ele guarda um acervo com mais de 35.000 obras de arte.

Além de contemplar sua arquitetura extraordinária, o Louvre é lar de quadros e esculturas ultrafamosas da Arte como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo. Além destas, você também poderá conhecer inúmeras obras-primas de Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e muitos outros.

Grandes eventos em 2015:

Além de ser uma cidade com uma bagagem cultural repleta de fatos históricos, Paris também será marcada por grandes shows neste ano de 2015, desde o pop até o indie!

No dia 09 de Dezembro, a “rainha do pop”, Madonna, se apresentará na arena Palais Omnisport de Paris-Bercy para um show da sua atual turnê, a Rebel Heart Tour, em que performará todas as canções de seu novo e atual álbum “Rebel Heart”.

Já no dia 18 de Dezembro, também no P.O.P. Bercy, o DJ mais famoso do mundo, David Guetta, invadirá o palco para agitar todo o pessoal que estiver presente para curtir o melhor de seu gênero eletrônico e dance music.

Por fim, no dia 22 de Dezembro, a banda indie Florence and the Machine se apresentará no Zénith de Paris para um show exclusivíssimo! Sucessos como “Spectrum” e “Dog Days Are Over” são mais que esperados pelo público que está superansioso para ver a banda.

Gostou de tudo isso? Então, está esperando o quê? Esta é a sua chance de vir conosco, fazer seu intercâmbio em Paris com a World Study!

Faça suas malas e bon voyage!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Baixe o e-book

    Baixe o e-book