Destino de estudo e trabalho: Austrália x Nova Zelândia

Destino de estudo e trabalho: Austrália x Nova Zelândia

Destino de estudo e trabalho: Austrália x Nova Zelândia

Quando se fala em estudo e trabalho no exterior estes dois países logo vem à cabeça, pois permitem que brasileiros trabalhem legalmente enquanto se mantiverem estudantes no destino. Para isso, é necessário que saiam do Brasil matriculados em cursos com duração acima de 14 semanas em um dos destinos. Os cursos podem ser de inglês, cursos técnicos e vocacionais (VET), graduação ou pós-graduação.

De uma perspectiva global, a Austrália e a Nova Zelândia têm uma história, uma cultura e valores bem semelhantes. Os dois, por exemplo, foram colonizados pela Inglaterra, possuem belas paisagens e uma cultura muito rica (com os aborígenes na Austrália e os Maoris na Nova Zelândia).

Separamos alguns tópicos de comparação entre as duas cidades.

Clima

Austrália: O clima da Austrália fica entre tropical e subtropical. As temperaturas são mais altas ao norte, fazendo calor o ano todo em cidades como Gold Coast e Brisbane. Em Sydney e Melbourne o clima é mais parecido com o do sul do Brasil, fazendo um pouco de frio no inverno.
Em algumas montanhas mais altas é possível ver neve durante o inverno. Não é algo muito comum, mas dá até para andar de esqui. Já no verão faz calor forte no país todo, ou seja, não vão faltar oportunidades para conhecer as belíssimas praias do país.

gold coast

Nova Zelândia: Comparada com a Austrália, a Nova Zelândia é mais fria, principalmente na Ilha Sul. Como o país é separado em duas ilhas, há uma diferenciação climática entre elas.
No verão, as temperaturas no país ficam em torno de 20ºC e 26ºC, enquanto no inverno a média fica entre 2ºC e 15ºC. Porém, essas médias nem sempre correspondem à realidade, pois as temperaturas variam conforme a região.
A Ilha Norte possui clima mais úmido e temperaturas mais altas, já a Ilha Sul recebe neve durante o inverno.

Cultura

Austrália: Se você curte baladas e agitos, talvez você escolha a Austrália. Isso porque as cidades são maiores e oferecem mais opções para sair à noite. E são opções para todos os gostos! Existem os pubs (que são perfeitos para o happy hour), restaurantes especializados em frutos do mar e casas noturnas super badaladas.
Durante o dia, você poderá se divertir nas galerias e museus, dando aquela passadinha nas lojas de roupas que possuem preços mais em conta do que no Brasil. Além disso, os australianos adoram praticar esportes.
Os mais populares são o futebol australiano (que se parece bastante com o rugby) e o surfe. Em Gold Coast, por exemplo, a principal praia é chamada de “Surfers Paradise”.

Nova Zelândia: As cidades da Nova Zelândia podem não ser tão grandes quanto as da Austrália, porém elas compensam pela grande quantidade de festivais e eventos culturais que recebem. Além disso, a variedade de paisagens e atrações naturais é incrível.
Você poderá visitar vulcões, montanhas nevadas, lagos cristalinos, cavernas e gêiseres. São coisas bem diferentes do que as que estamos acostumados a ver no Brasil.
Os neozelandeses são apaixonados por rugby, por isso vale muito assistir uma partida em algum pub para sentir a vibe kiwi. E, se você gosta de esportes radicais, Queenstown é um destino certo para você.

nova zelândia

Custo de vida

Austrália: O dólar australiano é levemente mais caro que o dólar neozelandês. Porém, a Austrália possui os salários mais altos do mundo.
Só que é bom lembrar que quanto mais se recebe, mais caras são as coisas. Por exemplo, o aluguel por lá pesa mais no orçamento, e provavelmente você vai querer conhecer alguns locais turísticos, o que pode custar mais caro por conta do tamanho do país.

Nova Zelândia: A moeda neozelandesa pode até ser mais barata que a da Austrália, porém os salários são mais baixos na Nova Zelândia. Em compensação, os custos de vida são mais baixos.
Vale lembrar também que os custos variam conforme as condições, locais de estadia e alimentação do intercambista.

Saiba mais sobre esses e outros destinos em nosso e-book exclusivo.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Baixe o e-book

    Baixe o e-book