Como planejar um intercâmbio?

Como planejar um intercâmbio?

Como planejar um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitas pessoas, mas para que tudo saia como esperado é importante que haja um planejamento antes de se aventurar nessa incrível experiência. Por isso, preparamos algumas dicas que poderão ajudar você a se planejar melhor para uma viagem de intercâmbio.

A escolha do destino

Antes de você escolher o país onde vai estudar ou trabalhar é bom considerar o custo de vida, que varia muito de país para país e até de cidade para cidade. Se você souber o preço de uma refeição simples e uma passagem de ônibus ou metrô, é possível ter uma ideia de quanto terá de desembolsar.

O valor do câmbio entre o real e a moeda vigente do lugar também interfere no custo de vida de cada país. O fator distância também deve ser considerado, uma vez que o preço da passagem aérea é mais caro para lugares mais distantes. Além disso, é preciso entender qual o seu objetivo durante o intercâmbio. Se você quiser estudar inglês, por exemplo, tem a opção de “fugir” dos destinos mais badalados e escolher um destino mais conta, como a África do Sul e Malta.

Já se o seu objetivo for estudar e trabalhar opte por países como Austrália, Irlanda, Estados Unidos, Nova Zelândia ou Canadá, que permitem ao estudante estrangeiro exercer alguma atividade remunerada.

A escolha de datas

Se possível, evite marcar sua viagem para um período que coincida com os meses de alta temporada, que são dezembro, janeiro, fevereiro, julho e agosto. Nessas épocas, os preços nas grandes cidades chegam a ficar 30% mais caros. Por outro lado, se você viajar na baixa temporada, entre os meses de abril e maio ou setembro e outubro, o valor do bilhete aéreo estará mais em conta. Melhor ainda se você adquiri-lo com bastante antecedência.

Acomodação

Você ainda pode economizar com a escolha da hospedagem. Ficar em casa de família costuma sair mais barato, além de, na maioria dos casos, incluir café da manhã e janta.

Quem preferir ficar em residência estudantil vai pagar um pouco mais caro, mas economizará em transporte, já que o alojamento geralmente fica dentro do campus, e poderá comer no refeitório da escola.

Alugar um apartamento pode ser uma boa para quem vai permanecer no país por mais de seis meses e tem colegas para dividir as despesas. Já a hospedagem em hotéis, por ser mais cara, só é indicada se não existir outra opção viável.

Custo de vida

Além de todas as despesas que devem ser pagas antes do embarque, é preciso ficar atento ao dinheiro que será gasto durante a viagem. Para administrar bem sua grana enquanto estuda ou trabalha, é bom estabelecer quanto você poderá gastar por dia. Além disso, deixe uma reserva para cobrir eventuais emergências.

Ao sair para passear, procure controlar os impulsos consumistas que costumam aflorar em quem vai para o exterior. Evite fazer compras nos primeiros dias, quando tudo é novidade. Após uma semana, o encanto passa e você evita gastar dinheiro com bobagens. Deixando para fazer as compras logo antes de voltar, você também terá uma ideia mais clara de quanto poderá gastar e já conhecerá as lojas que oferecem os melhores preços.

Em relação aos gastos cotidianos, abuse do transporte público, que geralmente é excelente nos países desenvolvidos. Os supermercados também costumam ter boas opções para você comprar refeições baratas e saudáveis.

Economizar durante o intercâmbio deve fazer parte do seu planejamento financeiro

Confira algumas dicas para você economizar durante o seu intercâmbio.

  • Estabeleça uma quantia diária para gastar, assim fica mais fácil manter o controle;
  • Providencie sua carteira internacional de estudante, que dá descontos em visitas culturais e em outras atividades de lazer;
  • Veja dicas de passeios mais baratos em jornais distribuídos em estações de metrô;
  • Leve lanche ou faça as refeições nos estabelecimentos com preços mais baixos. Procure comer em restaurantes apenas em ocasiões especiais;
  • Adquira um passe de transporte para o mês todo, que inclua ônibus e metrô, ou aproveite as ciclovias e utilize a bicicleta;
  • Ao vez de ir toda semana para a balada, organize festinhas com os amigo;

 

Essas são algumas dicas para você que planeja fazer um intercâmbio. Seguindo essas orientações as despesas financeiras reduzirão e o valor gasto com coisas, por vezes supérfluas, pode ser investido em algo de maior valia.

Quer mais dicas de planejamento de um intercâmbio? Fique de olho nas nossas redes sociais ou entre em contato com a nossa equipe da World Study. Temos diversas dicas para compartilhar com você!

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Baixe o e-book

    Baixe o e-book